quinta-feira, abril 26, 2012

Controlando a própria explosão

Para as Companheiras e Companheiros do ENEGRESER.
E para Edson Cardoso Lopes, mestre de todos de nós. 


Foram dias de rever todos os argumentos sobre ações afirmativas. A insuficiência deste debate aqui no Brasil, a abstenção nas discussões... Hora de respirar fundo e ter a calma necessária para liberar a raiva histórica contra o racismo no momento certo, para os resultados certos. Política de redução de danos, pois os desgastes e aperreios são certos.

Relembrar de trajetórias na Universidade. De ser um ponto fora da curva. De quem ficou pelo caminho, fora e dentro da universidade. Pois a máquina de moer carne continua ativa. Com dentes pesados sobre nós. 

Lembrar em parte da recusa de reflexão do que é privilégio no Brasil, não só dos que são beneficiários mas por alguns que são atingidos por eles. E da radicalidade sempre ser isolada em benefício de um falso consenso que não vai fundo a problemática social no Brasil. Que tem cor, SIM. E Gênero também. E que vai muito além das cotas, sendo apenas um primeiro passo. Que ainda precisa ser aprofundado com a produção de conhecimento constante. Como sujeitos ativos e reais, não mais como objetos.

Temos muito a Caminhar. A Controlar Nossa Própria Explosão.
Para explodir e transformar o que ainda deve ser transformado. 




Nenhum comentário: